extremelly
Mito ou verdade? Raspar a barba faz com que ela cresça mais grossa?

header_RASPARFAZCRESCER_FORMEN

Talvez uma das maiores falácias, e que até hoje é muito difundida de geração para geração, é de que o ato de raspar o rosto faz os pelos crescerem mais rápido e mais grossos. Mas afinal, há verdade nessa afirmação?

Não, meu amigo! Raspar a barba, seja na direção ou contra o fio não a faz crescer mais rápido. Então de onde surgiu essa lenda urbana, tão enraizada em nossa sociedade? Vamos lá.

O que acontece quando raspamos a barba é um fenômeno chamado viés de confirmação, pois quando os pelos estão crescendo e ainda muito curtos no rosto, a parte mais grossa e dura do fio, que é a base, fica em evidência, dando a aparência de pelos mais grossos um tempo depois do barbear. Principalmente na adolescência, quando acontece a explosão de hormônios, a presença de fios no rosto ainda é baixa, logo isso leva o homem a começar a raspar esses fios perdidos. Com o passar dos meses, vai-se percebendo o aumento de pelos, sustentando o mito de que o ato de barbear-se é o causador do aumento de pelos, quando na verdade o principal perpetuador para tal é a própria puberdade.

Para embasar a nossa afirmação, trouxemos um estudo americano. Melanie Grossman, médica dermatologista de Nova York, realizou um estudo com vários homens – uns que tinham o hábito de raspar a barba e outros que não – e após um período de alguns meses, os fios foram medidos e não houve evidências de que se barbear pode aumentar a taxa de crescimento de barbas.

Logo, essa afirmação não tem embasamento científico nenhum. Raspar a barba não faz com que apareçam novos folículos capilares. Essa função é distribuída pela genética de cada um, como já falado aqui no Blog For Men, e ela é a verdadeira responsável pelo crescimento dos pelos. Mas então, não há esperança para quem não ostenta uma barba cheia e respeitável? É claro que há! Nos da equipe For Men separamos alguns passos que são muito importantes para o aparecimento de pelos novos e fortes.

 

  • LAVAR A BARBA

Manter a pele limpa e evitar o acúmulo de oleosidade vai deixar os poros mais livres para o crescimento dos pelos. Com isso, evita-se assim o aparecimento de acne e pelos encravados. Usar um esfoliante uma vez por semana é uma boa maneira de botar esse passo em prática.

 

  • DEIXE CRESCER

Principalmente para quem está começando, a tarefa de começar a cultivar a barba pode se mostrar muito difícil. Quando começam as coceiras, provenientes dos pelos que começam a nascer e irritar a pele, é quando mais se deve aguentar firme e resistir ao impulso de passar a lâmina.

Uma boa alternativa é usar um óleo para a barba, como o Finisher, que além de ajudar na higienização, contém óleo de Cártamo, que auxilia no fortalecimento e hidratação dos pelos e pele, diminuindo a irritação.

 

  • COMPRE PRODUTOS ADEQUADOS

Para quem está começando a ostentar uma bela barba, é indispensável o uso de produtos adequados. Nada de fazer a barba com sabonete, deve-se realizar o processo com os produtos da linha Beard, começando pelo gel de barbear Facility Gel, pois além de proporcionar um deslizar suave para a lâmina. Logo depois use a Loção Fresh, que é um pós barba com efeito cicatrizante, que restabelece o equilíbrio natural da pele, evitando a irritação. Temos ainda o Finisher citado acima, e o Finisher Energetic, que possui em sua composição o ativo Calpimax, que age diretamente na base do fio, auxiliando e estimulando o crescimento saudável dos pelos.

 

  • PRATIQUE EXERCÍCIOS

Isso mesmo! O ato de praticar exercícios regulares, além de ser fundamental para a saúde, também auxilia no crescimento de pelos, pois melhora a circulação e estimula a produção de testosterona no organismo, o que é extremamente benéfico para o crescimento de pelos fortes.

 

  • PENTEIE A BARBA

Um dos passos finais e muito importantes para manter o visual estiloso é penteá-la com frequência. Pois assim, além de ajudar a espalhar por igual o óleo para barba que não deve ser esquecido, alinha os fios, proporcionando um visual bem mais apresentável. Por isso, tenha sempre um pente em mãos!

 

Então é isso meus amigos! Nesse post provamos por A+B que o mito de raspar a barba com frequência não faz com que aumente a quantidade e espessura dos pelos, e sim uma mudança de hábito, e somados às nossas dicas, você tem tudo para poder ostentar uma bela barba.

Aqui a sua barbearia é levada a sério.